Quais as Diferenças entre Banco e Factoring?

Conheça as diferenças entre os serviços de empresas de factoring e bancos na hora de buscar crédito empresarial.

A princípio, os serviços oferecidos por bancos e factorings para empresas podem parecer similares . E, de fato, o efeito é basicamente o mesmo: que você tenha caixa disponível antes do prazo de pagamento dos seus clientes terminar.

Contudo, os processos que levam a esse fim são bem diferentes e requerem conhecimento para uma boa decisão.

Como funciona uma factoring?

O factoring não faz empréstimos de dinheiro.  A empresa de factoring trata os títulos de crédito como uma mercadoria. Ela compra duplicatas, cheques ou notas promissórias com um índice de fatorização, uma porcentagem que é descontada do valor total do título de crédito. Esse índice é estipulado a partir de fatores como o prazo de pagamento do cliente.

Isto é, o que ocorre é uma transação comercial entre empresas. A partir deste momento a factoring assume o risco do negócio e, em caso de inadimplência do cliente, não cobra a empresa que vendeu o título, mas sim o seu cliente.

Além disso, uma factoring não cobra juros. Os atrasos de pagamento do cliente não serão cobrados da empresa que vende seus títulos para uma factoring.

Um banco funciona de maneira totalmente diferente.

O banco faz um empréstimo de dinheiro, usando títulos como garantia desse empréstimo. O banco não corre riscos de inadimplências, uma vez que cobra os valores da empresa que efetuou o empréstimo, e não do seu cliente que atrasou o pagamento. E os atrasos, claro, são cobrados com juros.

Além disso, bancos geralmente cobram taxas complexas e empurram serviços desnecessários, raramente sendo uma boa opção para crédito empresarial. (Saiba mais em  “7 coisas que você precisa saber sobre crédito empresarial.”)

 

É possível ainda que você não conheça nem mesmo o seu gerente e tenha que passar por muitas barreiras burocráticas para ter seu crédito aprovado. As factorings, por sua vez, são reconhecidas por maior transparência e atendimento pessoal, promovendo soluções sob medida para empresas. (Saiba mais em “Como faço para contratar o serviço da BR Financial?”)

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos e com prioridade