Cliente inadimplente compensa?

Existem hoje milhares de inadimplentes no Brasil. Saiba como lidar com este cliente e como se precaver.

Estamos em um país que vive em crise e, sempre que temos a notícia de que a inadimplência vai diminuir, outra bomba estoura e ela prossegue praticamente como uma condição do consumidor brasileiro. Só no que se refere a contas mensais, o total de pessoas com contas em atraso ficou em 63,8 milhões em novembro de 2019, segundo o SERASA. Claro que a culpa não é só do governo ou da eterna conjuntura. Há diversas variáveis e, por isso, antes de julgar ou mesmo desconsiderar o inadimplente, é bom pensar duas vezes. Mesmo porque o inadimplente de hoje pode ser o bom pagador de amanhã.

Negociar é o melhor caminho

Em tempos de coronavírus, mais que nunca é hora de negociar. Poucos downgrades na economia foram tão ameaçadores quanto o deste momento. A primeira coisa a levar em conta é que o inadimplente é acima de tudo um consumidor e, se pode parecer um problema para quem vende, ele não se vê assim.

O ideal, embora leve tempo, é tentar todas as formas amigáveis de negociação, mesmo porque o simples fato de protestar um cliente, não significa que ele vá pagar. Existem casos de consumidores tão comprometidos com dívidas, que a sua talvez seja apenas mais uma. Se o valor for expressivo, compensa uma ação mais rigorosa como o protesto. De acordo com uma estatística divulgada pelo Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB), mais de 65% das dívidas encaminhadas para protesto são resolvidas em até três dias úteis. Mas tudo depende do tipo da dívida, do valor e da necessidade imediata de o cliente ter o nome limpo. Considerando esta e outras variáveis, o ideal é contar com um sistema de cobrança como o da Br Financial, que não apenas cobra atrasos e melhora o índice de liquidez da sua carteira, bem como trata de atrasos, descontos e abatimentos, e negocia direto com clientes com eventuais inadimplências, dentro das políticas da sua empresa.

Protesto extrajudicial

Outra alternativa que oferece agilidade e demonstra a firmeza do credor, é o protesto extrajudicial. Depois que recebe a solicitação do lojista, o cartório analisa o caso. Se o débito for comprovado, o devedor recebe uma intimação e tem três dias úteis para quitar o débito. 

Veja o passo a passo de um protesto:

1- Entrada em um cartório de protesto

Procure um cartório próximo ao endereço do devedor e apresente o título comprovando a dívida.

2- Análise do caso

A documentação será analisada e, após a aprovação, o devedor receberá uma intimação.

3- Intimação do devedor

Após receber a intimação, o devedor tem até três dias úteis para fazer o pagamento.

4- Pagamento ou protesto

Se a dívida não for paga em até três dias úteis, o devedor será protestado em cartório e terá o nome incluído no SPC.

Uma forma talvez mais prática de abordar o inadimplente, é por meio de serviços de cobrança completo que use tecnologia e negocie ativamente com os seus clientes dentro das políticas da sua empresa. A Br Financial oferece todo este suporte para você continuar cuidando só de seus negócios.

Qual a diferença entre protesto e negativação?

Outra medida corrente no mercado, é a negativação nos órgãos de proteção ao crédito. Mais rápido e mais barato que o protesto, mas soa muito mais como um castigo para o inadimplente do que como uma solução. A negativação prescreve no prazo de cinco anos, ou melhor, a dívida se mantém no sistema, mas a instituição credora perde o direito de cobrar do cidadão. A mancha no histórico do cliente, porém, pode ficar por bem mais do que 5 anos e aparecerá em pesquisas, que estão cada vez mais ágeis e detalhadas.  

Cuidado!

Na lida com compradores, o que realmente funciona é a cautela. Hoje o lojista tem o score, um excelente medidor de inadimplência, que indica até quanto um cliente pode ser confiável e o quanto este cliente compensa. Contar com uma ferramenta de análise de crédito é fundamental nessas horas. A equipe da BR Financial analisa de forma precisa tendências de pagamentos e médias de compras, dando a você mais referência e segurança na hora de negociar. Acesse nosso site, conheça o serviço de Análise de Crédito e veja como diminuir o índice de inadimplência da sua empresa.

Escrevemos outro artigo que ensina como calcular o índice de inadimplência da sua empresa, para acessar o material, basta clicar aqui.

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos e com prioridade