Antecipação de recebíveis como vantagem competitiva
A antecipação de recebíveis não deve, sob nenhuma hipótese, ser negligenciada, uma vez que pode...
Para que os empresários tenham mais controle sobre a gestão de crédito de suas empresas, muitos recursos e métodos são aproveitados. Um deles são os 5 C’s do crédito.
A gestão de crédito é fundamental para as tomadas de decisões de empresa, sobre riscos (como a venda a prazo) que podem ou não ser tomados, oportunidades e prevenção. Resumidamente, a gestão de crédito é um conjunto de ações que reduzem riscos e preparam a empresa para lidar da melhor forma com os riscos e as consequências.
Os 5 C’s do crédito definem uma estrutura de análise muito utilizada no mercado, sendo um dos métodos aplicados para realizar uma gestão de crédito segura e qualificada, que contribui com o entendimento mais amplo de possíveis riscos ou problemas já existentes na empresa solicitante de crédito, auxiliando a tomada de decisão de fornecedores de crédito, principalmente para entender melhor caso ocorram situações em que a empresa tenha dificuldades para realizar pagamentos. Como saber se o pagamento não foi feito por más intenções ou por dificuldades financeiras?
Os 5 C’s do crédito são utilizados por fornecedores de crédito, para entender melhor as condições de quem solicita os serviços e a avaliação dessas empresas, reduzindo riscos. Ou seja, empresas podem utilizar os 5 C’s para avaliar outras, como também podem ser o foco de outras empresas no uso da estrutura. Conheça os 5 C’s do crédito:
Resume o histórico financeiro do cliente e sua reputação no mercado. Nesta etapa, são analisadas as transações realizadas no passado da empresa, o comportamento dela e sua relação com parceiros, os perfis dos sócios, entre outras informações.
Nesta fase, são analisadas as informações que comprovam a capacidade da empresa de arcar com os pagamentos, como o fluxo de caixa e o histórico de outras transações financeiras.
O Capital ou Caixa corresponde ao patrimônio líquido da empresa solicitante e de seus sócios. A análise envolve patrimônio líquido, demonstrativos financeiros e outros recursos que compõem o inventário do solicitante.
O Colateral analisa as garantias dadas pela empresa solicitante e seus sócios em troca do crédito. Essa análise pode citar equipamentos, estoque, imóveis dos sócios, entre outros. Quanto mais garantias, mais chances de sucesso na solicitação de crédito.
Na análise de Condições, o objetivo é entender melhor a situação atual da empresa solicitante, suas perspectivas e o potencial para crescimento ou declínio, incluindo parceiros, concorrentes e a finalidade da solicitação de crédito.
A Br Financial opera com crédito para o varejo há mais de 10 anos, por meio de análise de crédito sacado. Isso quer dizer que os clientes da Br Financial possuem mais segurança na decisão de crédito, no momento de realizarem vendas para outros clientes.
Com base nas informações que já possuem no sistema, na grande experiência dos profissionais no mercado de financiamento e o “termômetro” das variações econômicas, entre outros fatores, os processos executados pela Br Financial permitem que, além de agilidade para realizar uma nova venda, os clientes tenham mais segurança na tomada de decisão de crédito, A Br Financial trabalha por você!
Saiba mais sobre o que a Br Financial pode fazer pelo seu negócio!
Leia também: 10 anos de BR Financial: Conheça nossa história!
A antecipação de recebíveis não deve, sob nenhuma hipótese, ser negligenciada, uma vez que pode...
Com o programa Indique da BR Financial, você pode ganhar uma bonificação em dinheiro sobre...
A BR Financial completa mais um ano! Agora com uma década de vida, carrega uma...