setor de organicos cresce no brasil

Setor orgânico e ecológico só cresce no mercado brasileiro

O Brasil tem a chance de ser um dos líderes no setor orgânico e alimentos saudáveis, mas precisa estar disposto a aumentar seus setores de produção, além dos latifúndios monocultores

 

Novas descobertas sobre fatores de risco no consumo de produtos ultra processados e agrotóxicos, combinados com a mais recente busca pela saúde, estão abrindo uma enorme margem para novos negócios do setor orgânico. Estes consumidores que buscam nos alimentos uma fonte de saúde, cada vez mais, estão dispostos a gastar altas quantias e engajar-se mais com produtos que possuam comprovação de origem orgânica.

A produção não destrutiva também virou um apelo de vendas para estes novos consumidores, que procuram produtos que possam ser classificados como sustentáveis ou ecológicos. Mesmo a ciência e a tecnologia, que foram sempre defensoras da intervenção artificial na natureza, hoje assistem ao crescimento de vertentes alternativas: que visam preservar o ecossistema vital do planeta.

 

Chefs e restauranteurs também se tornaram ativistas dessa nova era da alimentação, que promove o consumo consciente atrelado ao sabor natural dos produtos. O Brasil, por seu potencial agrícola, pode ser um possível líder deste novo movimento de produção, caso mude sua lógica de desenvolvimento atrelado aos valores do agronegócio industrial.

As oportunidades de mercado para novos produtores que visam capturar consumidores ligados, emocionalmente, a causas como estas, nunca foi tão expressiva. Já que o tipo de produto, de maneira geral, não exige muito investimento, ação que elege o tempo como recurso majoritário e, portanto, mais necessário neste estilo de produção.

 

O grande desafio do novo setor orgânico é trabalhar a logística de produção e entrega, sem perder a característica ecológica do seu produto. Não adianta produzir um vegetal eco-friendly e entregá-lo queimando diesel. Os consumidores de hoje estão muito preocupados com todo o processo de produção, exigindo que os produtores sigam um conjunto de regras bastante rígidas, requisitos obrigatórios para quem quer ser reconhecido no setor.

O crescimento deste ramo de produção também permitirá que o setor alimentício brasileiro expanda seus horizontes, oferecendo oportunidades para os mercados de bebidas, insumos e até restaurantes. A expansão do segmento é uma oportunidade para todo fornecedor de serviço alternativo de transporte e logística, cujo recurso possibilite a realização dos requisitos ecológicos dessa nova onda do mercado.

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos e com prioridade