outubro-rosa-2018-brfinancial

Outubro Rosa: o laço que une mulheres por uma causa

Em 2018, Outubro Rosa, o movimento mundial de conscientização sobre o câncer de mama e colo do útero faz vinte e um anos. E a BR Financial presta nota na televisão.

 

As campanhas com os laços cor-de-rosa tiveram início em meados dos anos 90 nos EUA, na primeira Corrida pela Cura em Nova York, mas só em 97 que entidades estadunidenses denominaram este mês como o oficial do “Outubro Rosa”, e no Brasil, desde 2002.

Depois dessa primeira ação, ainda houveram desfiles, partidas de boliche e outros eventos que se perpetuam até hoje, em prol da conscientização e prevenção.

Curiosidade: a ação da corrida foi realizada pela Fundação Susan G. Komen, uma das maiores organizações de câncer de mama.

 

Câncer de Mama

Com mais de 2 milhões de casos por ano, o câncer de mama é uma doença que atinge diversas mulheres, comumente entre 41 e 60+ anos, aparecendo também raramente em homens. Dependendo da fase em que se encontra, pode ser tratado com quimioterapia, radioterapia e cirurgia.

Os principais sintomas desta doença são: nódulo nas mamas, secreção com sangue pelos mamilos e alterações na textura e/ou forma dos mamilos. Em geral, as pessoas sentem:

  • desconforto;
  • mamilo dolorido;
  • mamilo invertido;
  • fadiga;
  • inchaço dos gânglios;
  • perda de pesa;

 

Câncer cervical

Também conhecido como câncer do colo do útero, é uma doença rara que atinge menos de 150 mil mulheres por ano no Brasil e é comum entre 19 e 60+ anos, por isso deve-se maior atenção desde mais jovem. Também é tratada com quimioterapia, radioterapia e cirurgia.

Pode ser que não haja sintomas, mas caso sim, podem haver dores locais na pélvis, menstruação anormal, intensa, irregular ou sangramentos. Também pode haver corrimento vaginal anormal, fadiga, náusea e perda de peso.

 

Menção ao Outubro Rosa 2018

No programa de televisão “Bom dia SP” apresentado pelo Rodrigo Bocardi todas as manhãs paulistanas na Rede Globo, nosso diretor de operações, Fernando Marinari, e toda equipe BR Financial, aparecem em uma nota a essa data tão importante para todas as mulheres.

Você pode conferir na íntegra na Globo Play, aos 19:10 minutos. Veja: https://globoplay.globo.com/v/7110155/

 

Mais informações sobre o mês de prevenção ao câncer

Se você já sentiu alguns dos sintomas descritos acima, é muito recomendado que procure um especialista o quanto antes para avaliar e dar um diagnóstico preciso.

Cuidar da sua saúde é essencial, e para isso, reunimos alguns links oficiais de organizações que estão a frente no tema.

 

INCA

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar, participa do movimento desde 2010 e promove eventos técnicos, debates e apresentações.

 

Neo Mama

O Instituto Neo Mama (prevenção e combate ao câncer de mama), é uma ONG que presta atendimento gratuito às pessoas acometidas pelo câncer na região de Santos.

 

Fundação do Câncer

Captando e investindo em prevenção, diagnóstico precoce, programas, projetos e pesquisa, a Fundação do Câncer é um dos maiores centros de estudos e tratamento cancerígenos na América Latina.

 

Curtiu nosso artigo? Achou as informações úteis? Compartilhe nas redes sociais! Você pode fazer a diferença na vida de seus familiares e amigos 😉

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos e com prioridade