Impactos Covid

O mundo não será mais o mesmo

O coronavírus está a cada dia mudando o estilo de vida das pessoas, ditando um novo ritmo da economia e um novo jeito de fazer negócios

Segundo dados de abril de 2020, 174 países e territórios já foram afetados pelo COVID-19, sendo por enquanto mais de 735,000 casos e 35.000 mortes até 30 de março. 

“Temos a nosso favor que, neste critério, a América Latina tem respondido mais rapidamente à epidemia”, inclusive o Brasil, onde a determinação da quarentena foi definida rapidamente e atendida prontamente.

Até dia 21 de abril, o comércio brasileiro estará de portas fechadas, as atividades econômicas estagnadas e a previsão é de que esta situação se prolongue. 

Fábricas e empresas de logística buscam garantir as operações, mas enfrentam indisponibilidade de mão-de-obra, atrasos no transporte e incertezas regulatórias.

“As indústrias e a economia em geral estão em um novo cenário, encontrando-se mais vulneráveis aos riscos da globalização e à ruptura da cadeia de suprimentos. Portanto, o uso correto de conjuntos de dados e ferramentas de previsão será crucial para as empresas, pois elas navegam no ambiente atual do mercado e continuam a tomar decisões estratégicas.”, (Michael Briody e Todd Sibilla da Bloomberg).

Nos Estados Unidos, o presidente Trump anunciou esta semana que as atividades no país estarão suspensas por todo o mês de abril e talvez maio, medida que fatalmente vai impactar nos negócios de exportação e importação.

Boas notícias

Se no Brasil atingirmos o pico em maio, teremos estabilização para a maioria dos negócios até julho. A outra boa notícia é que há um esforço mundial para a criação de uma vacina que imunize contra o COVID-19 e que deve estar no mercado em maio de 2020. Apesar do comércio estar com 70% dos estabelecimentos fechados no Brasil, o BC já anunciou 1,2 trilhão no sistema financeiro, recuperando a liquidez do mercado. Estima-se que depois do pico da crise, haverá pelo menos três meses de ajustes pela frente, em que teremos de lidar com situações atípicas do ponto de vista econômico e, para tanto, teremos que usar estratégias que em um outro cenário não fariam parte do dia a dia. 

São muitas as dúvidas, especulações e projeções. Mas você, que tem um negócio, só precisa fazer 3 perguntas básicas:

1) Por quanto tempo vamos ter baixa atividade econômica?

2) Como será a volta ao “normal”?

3) Qual será a intensidade da recessão, se ela vier?

O simples fato de levar estas variáveis em conta, já deixa o empresário mais preparado para os desdobramentos desta crise, que talvez seja apenas uma contingência, já que o mundo quer sair dela o quanto antes e se esforçará para isso. Com certeza, agora você está pensando no futuro do seu negócio, mas é preciso lembrar que ele depende, agora mais do que nunca, do bem estar dos funcionários. Neste quesito, existem 4 pilares importantes:

Saúde do Time

Tome iniciativas que preservem a saúde física/mental da equipe: crie um guia de trabalho remoto, sessões de apoio emocional via Zoom e mensagens semanais via webinar, para elevar a moral da equipe.

5 pilares para orientar a ação das empresas

1 Informação

Comunique a funcionários, clientes e parceiros sobre todas as mudanças imediatas que o COVID-19 exige.

2 Resiliência

Defina e comunique as mudanças no gerenciamento de caixa a curto prazo e aumente as medidas de resiliência, diante das portas fechadas que o vírus impõe e dos seus efeitos na economia.

3 Retorno

Crie um plano de retorno detalhado para mostrar como o momento do COVID se desenvolve e como seus efeitos secundários podem ser cortados pela raiz.

4 Recriação

Imagine o novo normal: o que significou este período de descontinuidade e como ele estimula as instituições a se reinventarem.

5 Retomada

Seja claro sobre como o ambiente de competitividade no mercado pode mudar daqui para frente.

Adaptação

No processo evolutivo, quem sobrevive é quem melhor se adapta. Uma ideia boa para todos é a venda de crédito futuro. Você pode ajudar a comunidade local pagando antecipadamente por algo que poderá usar no futuro. É um jeito de adquirir algo e ao mesmo tempo uma medida de proteção, para diminuir as consequências financeiras do vírus em sua comunidade.

Informação

Para não ser pego de surpresa com novidades sobre o vírus, fique atento às novidades, de preferência a partir de fontes seguras, que tragam informação relevante para sua atividade. De posse de seu conhecimento sobre o atual panorama somado à sua experiência, será possível até criar indicadores que sirvam de norte e lhe permitam enxergar o atual cenário com um distanciamento necessário para tomar decisões acertadas.

Mais do que nunca, a Br Financial está ao seu lado e, para ajudá-lo a atravessar este momento com mais preparo e confiança, destacamos algumas medidas:

Revisão de Contratos

Classifique todos os seus contratos com fornecedores e busque renegociar o quanto antes. Caso não seja possível, a Br Financial oferece linhas de crédito próprias para quem precisa de recursos imediatos, seja para honrar compromissos com fornecedores ou folha de pagamento.

Movimente todo o time possível para o regime de home office, e negocie benefícios como VA, VR e VT. Também suspenda serviços de manutenção do escritório durante o período. 

Defina um mínimo de disponibilidade de caixa que deve sempre estar disponível. Caixa é fundamental para momentos de crise, e vários dos seus custos, mesmo que reduzidos, não poderão ser zerados. A manutenção do caixa acima de um valor mínimo saudável (pelo menos 1 mês de despesas considerando 0 receitas, preferencialmente mais), é a sua maior prioridade. Caso você não tenha pensado nisso, a Br Financial viabiliza recursos para acertar seu fluxo de caixa de acordo com o momento que sua empresa atravessa. 

Renegocie os volumes de compra com todos os fornecedores para ajustar a nova previsão de demanda com base em diferentes cenários. Se não for possível renegociar os volumes, renegocie datas de pagamento e entrega. E conte sempre com o serviço de antecipação de recebíveis da Br Financial. Assim, você estende seus prazos e foca no que é mais importante.

 Sabemos também da importância da missão que temos com nossos clientes e parceiros, por isso, criamos uma planilha com um checklist de ações que podem ser realizadas na sua empresa para diminuir os impactos do COVID-19.

Para acessar a planilha, basta clicar aqui.

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos e com prioridade