Antecipação de recebíveis como vantagem competitiva
A antecipação de recebíveis não deve, sob nenhuma hipótese, ser negligenciada, uma vez que pode...
O fluxo de caixa é basicamente o capital que a empresa mantém em caixa enquanto está operando. Capital, pode ter várias finalidades dentre elas: investimento em maquinário, expansão do mercado da empresa, desenvolvimento de novos produtos.
Mas utilizar o fluxo de caixa para as funções acima é um grande erro para a maioria das empresas. A ilusão de que dinheiro bem gasto é dinheiro investido e que caixa é para utilizar causa muita dor de cabeça para donos de empresa, principalmente pequenas e médias.
O mau uso do fluxo de caixa pode muitas vezes ser letal para uma empresa que não tem ainda tamanho suficiente para aguentar flutuações de mercado e imprevistos. O caixa é uma ferramenta vital para o funcionamento de uma empresa, sem caixa, uma empresa não consegue lidar com o lado mais básico da produção.
Uma empresa precisa sempre manter o fluxo de caixa em dia com as necessidades da sua folha de pagamento e dos seus custos de produção. Afinal, é exatamente esta a sua função, manter pagamentos e produção em dia.
Você pode precisar muito de um maquinário novo, mas se gastar o seu capital adquirindo equipamento, como vai pagar os funcionários que vão manter as máquinas girando? Ou pior ainda, como adquirir a matéria prima para servir a sua nova máquina?
A primeira medida a se tomar para criar um fluxo de caixa é organizar as planilhas. Saiba exatamente para onde vão as suas saídas, o que vai para fornecedores, despesas, amortizações de empréstimos e tributos.
Fazer o mesmo com as entradas é também muito útil, saiba exatamente da onde vem o capital que está agora em suas mãos. No final, a resposta é muito simples, tenha mais entradas que saídas.
A conta não fecha? Cogite cortar despesas, planejar aumento de vendas, alterar preços. Uma saída que pode ser um recurso que desafoga sua empresa é adiantar seus recebíveis para voltar a ter fluxo de caixa e fazer suas engrenagens girarem.
A empresa funciona, mas eu ainda preciso de capital para crescer
Capital para investimento não pode vir do dinheiro que você precisa ter para manter tudo em ordem. Como investir então? Com planejamento. Bons investimentos vão sempre gerar maiores lucros e, com isso, um fluxo maior para você continuar trabalhando seu negócio.
Estude antecipar recebíveis para investir na sua produção ou no seu maquinário. Quando fizer a conta vai notar que esse dinheiro adiantado na verdade vai se multiplicar em suas mãos, se aplicado corretamente.
Se não for possível chegar nos valores que precisa apenas adiantando recebíveis, estude uma linha de crédito. Uma empresa que utiliza crédito para crescer está sempre andando para frente. Empresas de factoring costumam ser uma excelente saída para evitar altas taxas de bancos e a dificuldades que estes colocam entre você e o crédito que você precisa.
A BR Financial oferece soluções para adiantamento de recebíveis e linhas de créditos para empresas que querem aplicar o seu capital no seu crescimento.
A antecipação de recebíveis não deve, sob nenhuma hipótese, ser negligenciada, uma vez que pode...
Com o programa Indique da BR Financial, você pode ganhar uma bonificação em dinheiro sobre...
A BR Financial completa mais um ano! Agora com uma década de vida, carrega uma...