Covid impacto mercado

COVID-19: qual seu impacto no mercado?

Saiba como a pandemia tem afetado os negócios, desde indústrias até os pequenos empreendedores

A pandemia causada pelo coronavírus tem preocupado todas as pessoas, em diferentes níveis. A doença, causada pelo vírus COVID-19 se tornou o principal assunto em todo o mundo.

Autoridades como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam à população que evitem sair de casa e tenham o mínimo possível de contato com outras pessoas.

Com essas medidas e a preocupação mundial, é inevitável que o mercado de consumo e de serviços sofra grandes impactos neste momento. E é sobre este tema que falaremos hoje.

Mudança no comportamento

Embora os casos no Brasil tenham acontecido após as alarmantes situações na Europa e China, já é possível sentir algumas mudanças de comportamento por aqui.

De acordo com a pesquisa “Impacto da COVID-19 nas vendas de produtos de giro rápido no Brasil e ao redor do mundo” da Nielsen, enquanto em São Paulo e no Rio de Janeiro – onde há maior incidência dos casos – houve um aumento de compras online e a visita às lojas físicas diminuíram, outras regiões buscam priorizar produtos para a contenção do vírus, armazenam alimentos e contam com maior variedade de produtos para saúde.

Essa mudança foi analisada entre os dias 2 de fevereiro e 8 de março deste ano, em comparação ao mesmo período de 2019, além da evolução semanal após o anúncio do primeiro caso de vírus, no dia 1º de março.

Ainda falando sobre as compras, o mesmo estudo também aponta o crescimento de 623% em antisséptico para as mãos e a queda de 31% em bebidas, como reflexo do primeiro caso da doença no país.

Efeitos já sentidos no mercado

Como resposta às medidas e recomendações adotadas pelas autoridades, já é possível notar o impacto da pandemia no varejo brasileiro. 

Uma pesquisa da Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) atingiu 128,4 pontos, o maior desde dezembro de 2012, porém, 0,2% menor comparado ao mês de fevereiro deste ano.

Essa redução pode ser explicada porque os comerciantes já esperavam uma piora na economia no setor e se anteciparam na questão da queda na confiança, algo que deve ser visto nos próximos meses.

Outro impacto que já pôde ser notado foi o do fechamento de estabelecimentos. Segundo uma matéria do jornal Valor Econômico, a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FecomercioSP), 460.137 locais fecharão suas portas em todo o Estado por causa da quarentena.

Isso significa 67,7% do total do comércio varejista e atacadista de São Paulo, responsáveis por gerar 1.326.473 empregos formais.

Aumento na busca por compras online e de frutas cítricas

Ao mesmo tempo em que foi notado um impacto no varejo, as compras online tiveram uma alta de 30 a 40% somente na primeira quinzena de março, comparado ao mesmo período de 2019, de acordo com uma reportagem da revista Exame.

Itens de saúde – em especial o álcool gel – e alimentos foram os líderes em pedidos nos quinze primeiros dias de março. Itens de saúde tiveram uma alta de 124%, além de alimentos e bebidas, com alta de 30%, como mostram dados do Compre e Confie na matéria.

Ainda sobre esta última categoria, a população passou a adotar novos hábitos, como o aumento no consumo de frutas cítricas como o limão e a laranja nas Centrais de Abastecimento (Ceasa) do Brasil.

Esse setor, que não teve suas atividades paralisadas durante o isolamento social, já que é considerado “serviço especial” pelos decretos municipais, estaduais e federais.

De acordo com Johnni Hunter Nogueira, presidente do Ceagesp, em entrevista para o G1, houve uma demanda em torno de 20 a 30% maior de produtos cítricos nos últimos 10 dias.

Busca por itens de higiene e limpeza

Como impacto da reclusão e das novas medidas recomendadas, a população passou a adotar e reforçar hábitos de higiene, o que resultou também no aumento da busca por itens de higiene e limpeza.

Isso pode ser notado no estudo “Impactos no Varejo COVID-19”, do Google Retail AIT. Ele mostra que entre os dias 7 e 13 de março que higienização teve um aumento médio de 18% nas buscas por categorias no varejo:

E dentro deste mesmo segmento, limpeza também cresceu, como consequência das recomendações das autoridades:

Como o empreendedor pode agir

A marcas adotaram diversos posicionamentos, sempre reforçando que os atendimentos nos canais digitais, de televendas e delivery seguem em andamento e reduzindo a abertura das unidades físicas dos estabelecimentos.

Os setores de alimentação em geral aumentaram o espaçamento entre mesas, intensificaram produtos de higiene e até diminuíram o quadro de funcionários presentes nos pontos de venda, com revezamento da equipe.

A Br Financial também possui soluções para auxiliar o empreendedor em situações como a atual. Para que não haja preocupação e prejuízo econômico da empresa, uma das sugestões é a antecipação de recebíveis.

Ela é uma forma de agilizar processos e proporcionar recursos ao empresário em até duas horas de maneira segura, para que ele possa atender à produção e o prazo de seu cliente.

Saiba mais sobre a antecipação de recebíveis neste link.

Outra solução é o fomento mercantil, que proporciona dinheiro para o pagamento de fornecedores à vista, sem que haja uma interrupção no seu negócio.

O fomento mercantil também oferece liquidez para o fluxo de caixa, com desconto na compra de matéria-prima para todos os estabelecimentos, dos menores, até as indústrias.

Conheça este serviço em nosso site.

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos e com prioridade