como-pequenas-empresas-podem-se-beneficiar-com-factoring

Como pequenas empresas podem se beneficiar com Factoring?

Entenda como o Factoring para pequenas empresas pode aumentar os resultados desses empreendimentos por meio da antecipação de recebíveis, tudo de maneira simples e eficaz

Momentos bons e ruins fazem parte da vida de qualquer pessoa, seja ela física ou jurídica. Mas não é por isso que devemos nos acomodar com as situações desagradáveis, principalmente no meio empresarial, onde ter seguidos períodos de prejuízo pode ser o mesmo que falir.

Nesse sentido, buscar ferramentas que possam contribuir para exterminar uma situação difícil, ou simplesmente oferecer mais opções de investimentos para o negócio, são diferenciais cada vez mais necessários.

O factoring é um desses diferenciais, principalmente para pequenas empresas.

O que é o Factoring?

Ele consiste na ação de conceder valores comprando créditos a prazo das empresas.

Ou seja, é como se a instituição que cede o valor do crédito (cedente) antecipasse os recebimentos a prazo das empresas que buscam o crédito (cessionária).

Mas isso não é uma espécie de empréstimo?

Podem até parecer próximos, mas estão longe de ser iguais.

Ao contrário das instituições que concedem empréstimo de crédito, as empresas que oferecem serviço de Factoring apenas antecipam valores de pagamentos a prazo.

Nesse contexto, podemos dizer que a factoring para pequenas empresas é um verdadeiro fomento comercial – nome pelo qual o factoring também é conhecido – para novos objetivos.

Uma possibilidade de obtenção de crédito ágil, com transparência, muitas vezes feita em questão de horas – dependendo do prestador do serviço – que costuma ser determinante para empreendimentos que estão precisando de crédito.

Outro ponto que vale a pena ser destacado é o do atendimento personalizado. Enquanto as instituições de crédito tradicionais utilizam sistema único para atender todos os serviços, por mais distantes que sejam, as Factorings investem pesado no atendimento para questões que envolvem esse serviço.

Assim, muitas Factorings prestam assistência específica para cada tipo de cliente; diferencial que acelera procedimentos e acaba com qualquer dúvida sobre a operação.

Conheça uma Factoring que tem esses benefícios.

Afinal, perder tempo esperando atendimento no telefone, mesmos após uma bateria de questionamentos de uma secretária eletrônica, não pode ser classificado como produtivo, ou mesmo agradável.

Diferentes tipos de Factoring

Basicamente, o nível de atuação da cedente determina o tipo de Factoring frente ao contratante do serviço. Confira alguns tipos:

• Convencional: a empresa contratante oferece seus títulos de crédito a prazo para antecipação junto a Factoring que por sua vez disponibiliza o recurso à vista na conta corrente da empresa contratante, tudo por meio do Contrato de Fomento Mercantil – documento de formalização do procedimento de Factoring;

• Maturity: circunstância na qual a cedente conduz as contas a pagar da contratante, possuindo a responsabilidade de cobrar o pagamento dos clientes;

• Trustee: reúne as mesmas características dos dois anteriores com a soma de mais uma possibilidade: o oferecimento de assessoria financeira e administrativa para a empresa contratante;

• Compra de matéria-prima: a Factoring faz a intermediação dos pagamentos entre a empresa contratante e os seus fornecedores. Assim, a empresa contratante paga os fornecedores à vista e com desconto, porém só vai desembolsar este valor quando as vendas das mercadorias efetivamente ocorrerem.

Saiba mais sobre os benefícios extras da Factoring para pequenas empresas

Além de um procedimento mais veloz, de forma geral, os serviços com uma empresa de Factoring pode trazer mais benefícios auxiliares. Isso porque algumas instituições do ramo oferecem diversos serviços de assessoria administrativa e financeira, tais como: o desenvolvimento de estudos da condição de crédito, a análise na definição de fornecedores, entre outras atividades.

Essas práticas possuem um propósito central: proteger as empresas contratantes da inadimplência e possíveis dificuldades no fluxo de caixa.

Clique aqui e saiba mais sobre Factoring para pequenas empresas.

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos e com prioridade