Aquisição de matéria-prima através de crédito

Saiba como as organizações viabilizam sua compra de matéria-prima através das empresas de crédito.

O crédito para aquisição de matéria-prima baseia-se na liberação de recursos para a compra da matéria-prima e dos insumos de produção. Isso permite ao empresário a possibilidade de poder pagar a seu fornecedor à vista e antecipadamente. Ao vender duplicatas mercantis (link para duplicata mercantil), cheques ou notas fiscais para uma empresa de crédito (como uma factoring) o empresário antecipa o faturamento que receberia a prazo do cliente.

Essa prática aumenta não só o poder de negociação da empresa, mas também o tempo para produzir e entregar.

 

Com o intuito de obter melhores condições em relação ao preço de compra da mercadoria, é possível realizar o pagamento à vista aos fornecedores, o que aumenta consideravelmente o poder de negociação com os mesmos e, consequentemente, o lucro com a venda do produto. Esse aumento de lucro pode ser reinvestido em ainda mais matéria-prima, o que resulta em mais produção no ciclo seguinte.

Adiantar a compra de matérias-primas também abre espaço para agilizar prazos de produção, deixando tempo para ser utilizado em reformas, modernizações da infraestrutura, etc.

É importante frisar que o uso de crédito para a compra de matérias-primas deve ser bem estudado, evitando empresas e bancos com taxas e juros complexos que, caso haja inadimplência do seu cliente, se virarão para você, exigindo o valor de crédito de volta. Por isso, considere as factorings, empresas especializadas em acertar fluxos de caixa, para evitar surpresas no seu fluxo de caixa. 

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos e com prioridade