Antecipação de Recebíveis: o que é e suas vantagens

A antecipação de recebíveis é uma operação que serve para retirar antes da data determinada, um fundo de caixa futuro. Basicamente você estaria adiantando pagamentos que precisa colher para reutilizá-los de forma mais rápida no seu negócio.

Algumas instituições de finanças realizam este tipo de operação, que funciona com a compra de títulos das vendas das empresas e o repasse do total do montante destes para elas.

O intuito de receber esse fundo antes das datas determinadas nas vendas é ter a possibilidade de reinvestir esse capital no crescimento das empresas, ou até sanar débitos para recuperar a fluidez dos negócios.

O título vendido tira também da responsabilidade da empresa a cobrança deste débito, fazendo com que seja a entidade financeira que tenha que realizar uma cobrança referente à esta venda.

O pagamento da venda negociada, virá direto para quem adquiriu o título dela. No caso deste débito não ser sanado pelo consumidor da empresa que vendeu os títulos, esta terá que ressarcir os adquirentes destes título de antecipação.

Como fazer uma antecipação de recebíveis

Boletos bancários, por exemplo, podem ser antecipados facilmente através dos bancos que os emitiram, mas, caso a empresa busque uma instituição que não seja o banco responsável pelo boleto, será necessária a emissão de uma duplicata.

Segundo a lei dita, a duplicata deve apresentar as seguintes informações:

  • Número da fatura
  • Data de vencimento ou declaração que determine à vista.
  • Dados pessoais e endereços do vendedor e comprador do título
  • Valor a ser pago, sempre em algarismos e escrito por extenso.
  • Praça para o pagamento
  • Cláusula à ordem
  • Declaração que comprove o aceite do comprador ou uma nota fiscal que comprove a vende
  • Assinatura da parte emissora do título


Diferenças entre antecipação e empréstimo

 

Embora pareça uma operação de crédito, a antecipação de recebíveis não é um empréstimo. Começando pelo fato de que um empréstimo contará com um valor determinado a ser repassado, com juros fixados e um prazo já negociado.

O empréstimo também normalmente cria uma obrigação mensal com o contratante, que precisa trabalhar em quitá-lo dentro do acordo feito até que a dívida seja sanada.

Antecipar os recebíveis, já não exige nenhum comprometimento de capital para quem os vende, apenas a desistência de receber os pagamentos que foram negociados com o comprador, que os receberá diretamente, sem intermédio da empresa que lhe vendeu, como foi dito anteriormente.

Quando recorrer a antecipações

 

Realizar este tipo de operação para resolver débitos é sempre possível, porém um uso melhor está na aplicação deste capital adiantado em promover inovações e renovações que poderão alavancar o crescimento da sua empresa.

Os objetivos para realizar vendas de títulos como essa costumam ser:

  • Capital de giro necessário para manter o crescimento da empresa,
  • resolver eventuais imprevistos de falta de capital,
  • Problemas relacionados a erros de planejamento,
  • Falta de liquidez por sazonalidade dos produtos da empresa.

 

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos e com prioridade