2020: O que vem por aí para a indústria

Ao fim de 2019, as previsões para o ano que vem parecem cada vez mais empolgantes economicamente no Brasil 

O fim de 2019 não marca somente o fim do ano, mas da década de 2010. E apesar das diversas previsões do seu começo, ainda não temos cidades em Marte nem teclados 3D em todos os computadores. 

Mas quem pensa que não tivemos inovações tecnológicas, claramente não acompanhou a indústria nessa década. 

Com o avanço do que se pode fazer com a internet, vimos automatizações mais frequentes, uso de dados em todos os processos e a chegada de diversos novos conceitos que auxiliaram e auxiliam os processos industriais. 

Com tudo isso, fazer negócio foi se tornando mais dinâmico e estar à frente no mercado competitivo acabou sendo uma questão também de adaptação às novas tecnologias e formas de incentivo na indústria. 

Para a próxima década, essas inovações prometem acompanhar o mercado e seus números, que seguem positivos para 2020. 

Os números para o ano que vem 

A pesquisa semanal Focus, divulgada pelo Banco Central, apontou na primeira semana de dezembro uma alta de 1,10% na projeção de crescimento do PIB brasileiro para 2020 . Para o cenário da indústria, esse número é maior, chegando a 2,29%. 

Essa alta é decorrente aos números do terceiro trimestre de 2019, que cresceram em comparação aos outros períodos. No caso de 2020, a estimativa de crescimento da produção industrial passou de 2,16% para 2,30%, ante 2,29% de quatro semanas antes.

A pesquisa segue otimista também no dólar que, segundo a Focus, pode começar o ano que vem em 4,01 reais, seguindo também a previsão do governo Bolsonaro. 

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o crescimento da indústria vai ser de 2,1%. 

O estudo alerta que os gastos obrigatórios devem ocupar 94% do gasto primário total no orçamento proposto para 2020, o que reduz o espaço para gastos discricionários e investimentos.

O consumidor pode esperar pelo aumento no salário mínimo, chegando a 1031 reais em 2020, o que pode continuar aquecendo a economia. Os bancos, por sua vez, esperam aumentam em sua rentabilidade. 


2020 na visão de especialistas

Para o colunista da Época, Guilherme Horns, é hora de entender a nova lógica no mundo dos negócios. Em seu artigo, o autor lista uma série de mudanças que vão desde a queda de fronteiras entre os setores (ressaltando a experiência do usuário e seu papel central na aquisição de um produto ou serviço), até a competição de empresas de tamanhos diferentes. 

Para Guilherme, “as vantagens competitivas da empresas tem sido cada vez mais temporárias”, o que impacta diretamente no quanto as empresas estão preparadas para se adaptarem às mudanças futuras. 

Para Alexandre Schwartsmann do InfoMoney, os números recentes do PIB apontam um 2020 maior para as empresas. Ele aponta que esse impulsionamento se deve bastante à retomada do consumo das famílias, que cresce 2,5% ao ano desde 2016. 

Ele também mostra que os riscos de desenvolvimento negativos caíram, mas que as melhorias, mesmo que presentes, ainda tem que serem vistas com cautelas e serem acompanhadas com parcimônia por empresas e governo. 

Tecnologia ainda mais presente

Não só de números vivem as expectativas para o ano que vem. O uso da tecnologia já presente entre nós promete mudar os rumos dos negócios também.

Com a Inteligência artificial, por exemplo, a ajuda às empresas tem sido feita em diversos âmbitos: da segurança ao financeiro, como com a Br Financial. 

Nas empresas financeiras, o uso de criptomoedas e do blockchain pode ser mais forte, além do uso do Big Data, que continua a ser uma tendência.

Empresas têm acreditado mais no poder dos dados e deixado que iniciativas voltadas à tecnologia cuidem de suas rotinas financeiras para que foquem em crescimento.

A propensão é que esse tipo de movimento seja mais presente nos anos seguintes, já que existem exemplos mundiais da melhora da economia com o auxílio teconológico.  

Aqui no Brasil, a Br Financial é uma plataforma de Financial Facilities que junta em um só canal diversos serviços que facilitam a vida do empresário,analisando seu crédito, fazendo cobranças e liberando dinheiro para produtividade. 

Esses serviços permitem ao dono de empresa que volte seus esforços à produtividade e crescimento, deixando a administração da parte financeira nas mãos da Br Financial. 

Conheça a Plataforma de Financial Facilities da Br Financial e esteja preparado para 2020: https://www.brfinancial.net/


Leia também: O impacto da liberação do FGTS na economia

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos e com prioridade